A correcta gestão dos resíduos é, cada vez mais, uma exigência das sociedades modernas, pelo que a Câmara Municipal de Trancoso atenta a estas preocupações, procura no decorrer das suas actividades fazer deste um tema de destaque. Produzir menos lixo, reutilizar e reciclar, são na actualidade palavras de ordem.

ECOPONTOS

Bateria de contentores com cores diferenciadas, destinados a receber resíduos pré-separados para posterior reciclagem. Materiais como o papel, vidro, plástico e metal, poderão ser depositados num dos 22 ecopontos existentes no Concelho de Trancoso, para desta forma serem valorizados e darem origem a novos produtos.

ECOCENTRO

Espaço amplo, vedado e vigiado, destinado a receber separadamente os resíduos de grandes dimensões, ou que, devido às suas características, não possam ser recolhidos pelas equipas de recolha.

No ecocentro estão instalados contentores de grandes dimensões destinados a receber separadamente diferentes tipos de resíduos: papel e cartão, plástico e embalagens de plástico, vidro, monstros metálicos, resíduos eléctricos e electrónicos, madeiras, resíduos verdes e restos de construção e demolição.

Localização: Estrada Municipal 586 (direcção de Fiães)

Horário de funcionamento:

À 2ª Feira  – Das 10H00 às 13H00 e das 16H00 às 19H00

De 3ª a 6ª Feira – Das 09H00 às 13H00 e das 16H00 às 19H00

Sábados – 13H00 às 19H00

Recolha de Monstros domésticos

A recolha de resíduos domésticos de grandes dimensões, vulgos monstros domésticos, é actualmente feita pelo município, segundo solicitação dos munícipes ou Juntas de Freguesia.

Para solicitar a recolha de monstros domésticos deverá contactar os Serviços de Ambiente do Município.

Recolha de papel/cartão comercial

O projecto de recolha porta a porta da fileira de papel/cartão, no comércio dos aglomerados urbanos do concelho de Trancoso, teve início no mês de Agosto do ano de 2007. Actualmente desenvolve-se em duas recolhas, uma primeira em Trancoso, a cada segunda-feira, no período da manhã, e outra em Vila Franca das Naves, à quarta-feira, igualmente de manhã.

Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos Higiene e Saúde PúblicaAdobe_PDF_file_icon_32x32